Empresa realiza teste para pagamento de pedagio via celular

A empresa paulistana UPM2 trouxe da Suécia para o Brasil uma nova tecnologia para pagamento de tarifa de pedágio pelo telefone celular.

O mobile ticket, usado em ônibus, metrôs e balsas na Europa, foi testado pela primeira vez em pedágio na Rodovia Dom Pedro I, em Itatiba. Durante 50 dias, colaboradores da concessionária Rota das Bandeiras usaram seus celulares para pagar a tarifa cobrada no km 110. Os resultados dos testes serão submetidos à avaliação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) na próxima terça-feira. O objetivo é ter autorização do órgão estadual para oferecer a tecnologia às concessionárias e colocar o sistema em operação.

Uma das grandes vantagens do mobile ticket é a praticidade e o caráter democrático, uma vez que qualquer celular que permita o tráfego de SMS - tenha ele plano pré ou pós-pago - poderá fazer uso do sistema. O usuário cadastra-se em um site, envia um SMS para a administradora e adquire valores em créditos. Em um intervalo de menos de um minuto, recebe um SMS com códigos específicos e, quando chega à cabine de pedágio, aproxima o visor do celular do validador, equipamento semelhante a um leitor de código de barras. A cancela abre em cinco segundos. 

A Artesp - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo informou, por meio de assessoria, que tem conhecimento dos testes realizados na Rodovia Dom Pedro I e que conhecerá o produto na próxima semana. O Grupo de Estudos sobre Sistemas Automáticos de Arrecadação (Gesa) da agência estuda alternativas de cobrança eletrônica de pedágio existentes em outros países, entre as quais está o pagamento de tarifas de pedágio via celular.

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